Todo jovem estudante do ensino médio se depara com o dilema da escolha da profissão. Esta escolha passa por diversos critérios como a afinidade com determinada área do conhecimento, a distância da residência à uma instituição de ensino superior que tenha um curso desejável e mesmo o custo de vida para enfrentar no mínimo 4 anos pela frente (apoio dos pais é fundamental, mas a decisão final é sempre do jovem) e as expectativas quanto a colocação no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Junto com todas estas variáveis há a questão da aprovação no processo de seleção, o temível vestibular.
Pra que Estatística?
Estatísticas auxiliam a definição de políticas públicas.
O grande desafio da Estatística é extrair o conhecimento de milhões de dados.
Estatísticas transformam dados em conhecimento.
O Estatístico tem a possibilidade de trabalhar na área que gosta.
Habilidades que o profissional precisa desenvolver:
- Raciocínio lógico
- habilidade de se comunicar com clareza
- saber trabalhar em equipe
- ser crítico sobre os dados
- saber programar
- gostar de matemática (afinidade com a área de exatas)
- comunicar-se em outros idiomas
- ser curioso
- ter muita vontade de aprender
O curso de Estatística na UFF
O Curso de Graduação em Estatística foi inaugurado em 2007, com a entrada de seus primeiros 30 alunos através do vestibular. Hoje já são mais de 200 alunos e 72 graduados, atuando no mercado de trabalho ou em cursos de pós-graduação.
Mais informações podem ser obtidas no site do curso (clique aqui)
Onde o Estatístico pode atuar?
Na indústria realizando análise de controle de qualidade e melhoria de processos, na área da saúde estudando as variáveis relacionadas a doenças ou epidemias, na área da segurança pública realizando modelagem espacial de dados, na área de finanças analisando riscos e investimentos, na área de marketing analisando o perfil do consumidor e tendências do mercado; na área acadêmica como professor, formando novos profissionais; na área da engenharia de dados modelando um grande conjunto de dados e sua visualização, na área de esporte modelando dados de performance de atletas ou times; na área ambiental modelando dados climáticos, e muitas outras atividades que desconheço no momento. Com as novas tecnologias e a grande disponibilidade de dados, novas aplicações são demandadas pelo mercado então há a possibilidade de que esta lista aumente ou se modifique ao longo dos anos e até o final de sua graduação muita coisa pode ter mudado, estamos vivendo a era dita líquida e que acredito que esteja caminhando para vaporizada!
Eles escolheram o curso de Estatística
A decisão de escolha é algo muito particular, então nesta postagem quero compartilhar com vocês o depoimento de quatro jovens recém formados em Estatística para que sirvam de inspiração neste processo de escolha.
Estes jovens integram o projeto Estatística é com R! desde seu início em 2015 quando ainda éramos uma promessa, uma página em branco. Eles atuaram ativamente na construção do projeto e vieram aqui dar seu recado.
Jonatha Azevedo – Estatístico
O que o motivou a escolher estatística?
A intensão era entrar no mundo de tecnologia e o curso apresentava uma boa relação com o segmento, atualmente, é um dos cursos mais pedidos para o ingresso no mercado tecnológico.
Dificuldades encontradas: Carga horária puxada e inflexível.
Superação: Automotivação
Incentivos: Projetos de extensão como o Estatística é com R!, monitoria e projetos de pesquisas.
O que faz hoje?
Sou desenvolvedor na equipe de métodos estatísticos e computacionais do FGV IBRE.
Desenvolvo sistemas e aplicações que apresentam funcionalidades estatísticas e com engenharia de dados.
O R é uma excelente e primordial ferramenta para estatística, além de ser uma boa linguagem de programação para adentrar nesse mundo.
Leonardo Filgueira – Estatístico
O que o motivou a escolher estatística?
Escolhi por causa da nota de corte e depois já no curso acabei me identificando e comecei a gostar da Estatística. Hoje vejo que essa foi a melhor decisão!
Dificuldades encontradas: Os primeiros períodos com Cálculo e Probabilidade
Superação: Aprender a aprender
Incentivos: Projetos de extensão Estatística é com R!, monitoria e o estágio
O QUE FAZ HOJE?
Sou estatístico da equipe de Data Science do IBOPE DTM.
Faço automação de processos e análise de dados de perfil da população brasileira.
O R foi fundamental na minha formação e hoje é minha principal ferramenta de trabalho.
Estou me mudando para São Paulo com grandes perspectivas de crescimento na carreira.
A decisão final
Estudar estatística requer muita dedicação e o profissional tem tudo para ser bem sucedido.
Se você ficou interessado…
Entre para nossa Estatística!
Profa. Luciane Alcoforado / UFF / Dep. de Estatística