No dia 02 de junho a Linux Foundation anunciou uma nova iniciativa chamada R Consortium, um grupo que visa unir usuários da linguagem de programação open-source R.
Sobre:
O R Consortium, Inc. é um grupo de empresas organizadas sob uma fundação modelo de código aberto para dar apoio à comunidade R, a Fundação R e grupos e indivíduos na utilização, manutenção e distribuição do software R.
A missão central do R Consortium é trabalhar com a Fundação R e as principais organizações de desenvolvimento, manutenção, distribuição e utilização do software R, fornecendo suporte através da identificação, desenvolvimento e implementação de projetos de infraestrutura.
O R Consortium trata-se de um consórcio separado, sem fins lucrativos, que se dedica a manter a linguagem R e a prestar suporte aos usuários da linguagem.
Projetos de infraestrutura potenciais incluem:
- reforço da infra-estrutura R Forge;
- ajudando o grupo da Universidade Stanford executando usuário R 2016!;
- desenvolvimento de documentação; e
- aumento da comunicação e colaboração encorajadora entre usuários e desenvolvedores da linguagem R.
“Cientistas de dados da indústria e da pesquisa acadêmica irão trabalhar em conjunto para avançar linguagem mais popular do mundo para análise de dados e ciência e apoiar o rápido crescimento da comunidade de usuários R”
O site do R consortium publicou:
“A linguagem R é um ambiente open source para computação estatística e gráficas, e roda em uma ampla variedade de plataformas computacionais. A linguagem R tem apreciado crescimento significativo, e agora possui suporte a mais de dois milhões de usuário. Uma ampla grama de industrias adotaram a linguagem R, incluindo biotécnica, finanças, pesquisas e industrias de alta tecnologia. A linguagem R é integrada com frequência em analises, visualização, e aplicações de relatórios.”
A Microsoft:
“O R Consortium prestará suporte a comunidade R ao ajudar empresar que dependem da R (e seus cientistas de dados e desenvolvedores) para juntos trabalharem em responder algumas das perguntas mais complexas da tecnologia e pesquisa,” disse David Smith, líder da comunidade R da Microsoft. “Estamos animados em galvanizar essa iniciativa como um membro fundador.”
Com tudo isso, vemos o quão, de fato, a linguagem R é importante e que agora temos uma grande incorporação a comunidade . Fazendo com que a linguagem se desenvolva mais, melhorando assim a qualidade de nossas análises.
Fontes: Linux foundation, diolinux
Colaboração: Anderson Vasconcelos